quinta-feira, 6 de agosto de 2009

O verdadeiro Fantasma do Farrapo

Foto Nauro Júnior
Estes tempos fui até o Estádio Nicolau Fico, no Bairro Fragata, pois tinha a incumbência de fazer algumas fotos do nosso querido Cel. Poeta, presidente do G.A. Farroupilha, o tricolor pelotense. Pra quem conhece o Cel. Poeta sabe que ele representa a alma e o coração de cada torcedor daquele clube. Se o Farroupilha existe, é porque o cel. Poeta existe. E todos que já tiveram a oportunidade de ter um minuto de conversa com ele, tiveram também a oportunidade de aprender alguma coisa. O cel. Poeta é uma daquelas pessoas raras, que parecem ter saído de uma máquina do tempo. Educado, com um vocabulário impecável, um gentleman, que recebe os torcedores, a imprensa, o time adversário na porta do estádio, com um aperto de mão e uma palavra de carinho. Talvez por ele, que quando cheguei a Pelotas há 13 anos escolhi o Farroupilha para torcer. Mas agora quero falar um pouco sobre as fotos que fui lá fazer.Perguntei para o Cel. Poeta se ele não se importaria de subir até uma marquise que fica a cima das arquibancadas da frente, onde eu conseguiria fotografar ele, e no fundo teria toda a estrutura do estádio. Bom, como todos sabem, o mascote do Farrapo é um Fantasma. Mas eu nunca tinha visto o tal fantasma por lá.
Naquele dia fiquei em frente ao presidente, fotometrei a luz do fundo e vi que precisaria de um flashzinho bem suave no rosto dele para compensar a luz que faltava em primeiro plano. Pronto, enquadramento pensado, luz ideal, um sorriso no rosto do velho. Ta ai, uma foto pra posteridade.
Mas uma coisa deu errada. Não regulei flash, deixei ele no manual, onde eu precisava somente de um banhozinho de luz. Dei uma porrada de luz no coronel que quase derrubei ele lá de cima. Olhei no LCD e vi que ele parecia um fantasma com o estádio no fundo. Na hora, rapidamente regulei tudo de novo e fiz uma série de fotos bem legais que foram publicadas.
Depois de um tempo achei aquela foto de novo e comecei a divagar em cima dela. Pensei que o Farroupilha ta tão ligado a alma desta lenda viva do futebol pelotense quanto ele ao clube,. Poderia ficar aqui meia hora divagando em cima desta foto que na realidade é um erro, que penso que não ficou tão ruim assim, mas a única conclusão que chego é que:
O verdadeiro FANTASMA DO FARRAPO é o Cel POETA.

Esta foto é uma homenagem e uma brincadeira a tudo que o Cel. Ewaldo José Lebarbechon Poeta representa para o Grêmio Atlético Farroupilha, e para todos que são apaixonados pelo futebol.

Um comentário: