terça-feira, 14 de julho de 2009

A Gabi sempre tem razão


Nos primeiros dias de Junho estivemos em São Paulo. A Gabi, eu, a Sofia e a Tatá. Depois eu conto pra vocês quem é a Tatá e como foi a primeira experiência dela dentro de um avião.
Bom, fomos até lá para o lançamento da Cartilha de mães de UTI, no hotel Reinacence. O Hotel fica na Alameda Santos e, por azar, na mesma quadra da Livraria Cultura, (a maior livraria da América do Sul, imagina o quanto gastamos). Eu, a Gabi e a Sofia entramos na livraria e ficamos estupefatos. Sério, estupefatos é a única palavra que eu posso dizer sobre a nossa cara quando vimos o tamanho e a beleza daquele lugar. Tinha até um dinossauro de madeira dentro do prédio. A Sofia logo encontrou a seção dos livros infantis e entrou pra dentro de uma baleia de madeira cheia de almofadas pra devorá-los. A Gabi vasculhava ofertas de livros. Pois ela é assim, sempre encontra o melhor livro pelo melhor preço. Isto até me irrita de vez em quando. Além de ela sempre adivinhar e encontrar o que eu quero comprar.
E eu ali, não entendendo... Onde estão os livros de fotografia???. Mas não posso pagar um mico de caipira. Bom mas não teve jeito, tive que perguntar.
O atendente me falou que era no prédio ao lado.
Quando atravessei uma galeria e entrei no setor de livros de arte fiquei louco... Somente aquele setor era maior do que todas as livrarias de Pelotas.
Ai começou as duvidas, pois livros de fotografia são todos caros.
Vasculhei tudo, separei um monte de obras.
Mas, como sempre, fui chamar a Gabi..
_Me ajuda lá do outro lado.
Com a mesma cara de sempre ela atravessou a galeria, foi lá, olhou o monte de livros que eu tinha separado, fez uma cara de que eu tinha errado de novo, caminhou mais dois passos, espichou a mão, e pegou um livro do Valter Firmo.
Eu olhei com aquela cara de criança quando ganha um presente e disse.
_Mas este custa R$ 200,00??
Ai foi a vez de ela falar.
_Mas se tu comprar este monte que tu tem na mão vai custar bem mais que isto e nenhum chega aos pés deste aqui, além de tu adorar o Firmo.
Não é que ela tinha razão. O livro é maravilhoso, é um retrospecto da trajetória deste fotógrafo que escreve poesia com a luz. O Firmo é hoje o cara que não tá mais preocupado com o que os outros pensam ou falam dele.
Ele é o poeta da luz.
Este livro custa caro, mas é imperdível. Na realidade não são fotos. São histórias contadas através do que o Firmo sabe fazer de melhor. Perturbar, gritar, levantar questões usando a luz como tinta e a máquina fotográfica como caneta.

Odeio admitir, mas a Gabi tinha razão de novo. O livro está lá em casa pra quem quiser ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário