terça-feira, 21 de julho de 2009

O encantador de cavalos


Uma das melhores coisas da profissão de fotógrafo é poder conhecer pessoas.
Mas não falo de passar pelas pessoas e dizer olá e depois ir embora. Falo de realmente conhecer a fundo histórias gigantes que existe nas pessoas mais simples.
Esta semana tive o privilégio de conhecer o jóquei Vilmar Nunes. Até ai tudo bem, o que tem demais o cara ser um jóquei? Mas o seu Vilmar é um jóquei que está em atividade e completou 70 anos de idade em junho deste ano.
Ai vem à pergunta: O que este velho ta fazendo que não vai pra casa cuidar dos netos e para de correr risco de vida.
Bom esta pergunta já foi feita pelos filhos, netos, amigos, e até pelo médico do Seu Vilmar que cuidou dele estes tempos quando ele caiu do cavalo e amassou três vértebras.
Sabe o que ele respondeu?
Se eu parar de montar eu vou morrer, quando corro e o vento bate na minha cara eu me sinto vivo.
Mas se tu cair do cavalo tu morre Vilmar, disse o médico. E sabe o que ele disse?
Eu morro é se eu não montar, e doutor, eu já to no lucro....
Então, todos passaram a admirar, e respeitar o Vilmar. E sabe como ele agradece?
Ganhando corridas. E tem ganhado um monte. E os outros jóqueis todos têm 20, no máximo 30 anos, poderiam ser filhos ou netos dele. E sabe o que ele diz?
Estes guris são muito inexperientes, enquanto eles matam os cavalos correndo durante a semana eu fico tomando mate e conversando com os meus cavalos.
O Black Tie que é o preferido do Seu Vilmar leva ao pé da letra este negócio de tomar mate com o Jóquei, enquanto o veterano corredor toma um mate na porta da cocheira o gigante cavalo preto fica lambendo a cuia e comendo erva, e quando e Seu Vilmar se afasta um pouco, black Tie fica espichando o pescoço para alcançar a cuia.
Passei a tarde ouvindo histórias que o Seu Vilmar contou, tentei de alguma forma em minhas fotos mostrar com maior verdade possível a cumplicidade que ele conquistou com os cavalos nestes 54 anos de Prados e carreiras. Mas na realidade o que fica são histórias, as vivências, e a alegria de poder estar tão perto de pessoas tão simples que têm tantas coisas para nos ensinar.
A matéria mais completa e algumas fotos, estão na Zero Hora de hoje e na zerohora.com ou no Blog: http://www.clicrbs.com.br/blog/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&source=DYNAMIC,blog.BlogDataServer,getBlog&pg=1&template=3948.dwt&tp=&section=Blogs&blog=608&tipo=1&coldir=1&topo=3951.dwt

2 comentários:

  1. E ai mestre!!!
    realmente um dos grandes prazeres da nossa profissao é poder conhecer lugares, pessoas e suas historias, e o mais incrivel, as melhhores historias nao sao de famosos ou ditas pessoas importantes e sim de pessoas simples que na maioria das vezes vive bem perto da gente.

    Certamente continuarei por aqui, adoro tuas historias e mesmo via blog continuo aprendendo com tuas imagens.
    forte abraçao

    ResponderExcluir
  2. Como disse um conhecido meu:...foto "CAPA DE CINEMA"!!!
    Forte abraço irmão!!!

    ResponderExcluir